GNU, Linux, Android e Openmoko.

outubro 19, 2009

QtMoko v14

Analiso agora o QtMoko v14 que estou a usar no FR desde que saiu.


A distribuição QtMoko apareceu a algum tempo, mas começou a fazer sucesso desde a versão 9, que inclusive foi a que eu testei pela primeira vez.

Mesmo tendo poucos desenvolvedores, a distribuição logo cativou não só a mim, mas muitas pessoas e por motivos óbvios:

- Funciona sem sobressaltos
- Rápida
- Fácil de operar
- Todas as funções de telefone comum funcionam! (apenas um bug com relação à intermitência de aviso na chegada de SMS ainda persiste)
- Tem apt-get e centenas de aplicativos compilados (é um Debian com QtExtended instalado)


Muita gente, como eu disse, veio a adotar esta distribuição. Agora começam a aparecer aplicativos desenvolvidos especialmente para tapar alguns buracos, como o QtBackup que salva os contatos na uSD e restaura automaticamente durante a instalação de uma nova versão. Esses aplicativos já aparecem em formato de pacotes Debian e já existe até mesmo um repositório para atualizar o QtExtended sobre o Debian sem precisar reinstalar tudo.

Como a distribuição usa Qt direto em Framebuffer, foi adicionado um aplicativo chamado QX que permite executar programas X dentro do Qt, e vem instalado junto o TangoGPS pronto para usar :-) Infelizmente demora para iniciar, mas acredito que algo pode ser feito a respeito.

Outros programas foram portados e rodam diretamente sem o X como o MokoMaze, renomeado para QtMaze e com imagens modificadas para ficar mais parecido com o QtExtended.


Não são só flores!

Ainda existem alguns bugs, e conforme foi sendo adicionadas mais funcionalidades mais bugs apareceram. Percebi que a estabilidade já não é mais a mesma depois da versão 12, mas o bom trabalho dos desenvolvedores tem resolvido a maioria dos bugs mais chatos.

A mais rápida de todas!

Sei que muitos não concordarão com essa afirmação, mas para meu uso diário o QtMoko pareceu mais rápido que o SHR, principalmente. Não conheço o ultimo lançador de aplicativos do SHR, é verdade, mas o fato de não ter o E17 parece ter sido um acelerador.

O Debian roda muito bem no FR, é a impressão que tenho, mesmo direto da uSD que tem um barramento muito lento.

Conclusão

A distribuição promete e é muito bom ter algo em C++ com Qt que realmente faz o telefone funcionar, outras distribuições estão fazendo o mesmo, como o Cupcake do panicking e o SHR, mas usando QtMoko o desempenho é muito bom e com poucos bugs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário